Larissa Santana
- Categoria Artistas e Companhias
- Desde 2010
- Interação com países 1
Apresentação/Mini biografia:
Larissa Santana é mestra em Artes da Cena, atriz profissional, dançarina popular e pesquisadora das matrizes populares, seu terreno de criação inclui hibridismos de linguagem entre o teatro, dança, performance, cultura popular e erudita.
Sobre a obra/trabalho:
PAPANGU
Performance musical e corporal sobre a ausência do carnaval após um ano de quarentena, para espanar as cinzas e guarnecer a festa em períodos pandêmicos como este.
A proposta PAPANGU, trata-se de uma performance inédita sobre o "ano que não teve carnaval no Brasil". Surge do incômodo com o mote "quarta-feira de cinzas" em que consiste em espanar a cinza de um ano em quarentena, sem carnaval. A criação permeia o intercâmbio entre o Buto e o Caboclo de Lança do Maracatu Rural em meio a um contexto de tantas mortes no Brasil, dançar a morte, a alegria, a festa possível dentro desse contexto.
Essa festa possível damos o nome de Papangu, um termo da brincadeira popular que remete aos mascarados carnavalescos, aqui empregada no sentido daquele que devora, pois dizia-se que eram devoradores de crianças, logo devoradores do lúdico, mas também ao devorar, digerimos e brincamos, a morte, a alegria e a festa, gestando a espera de guarnecer para outros carnavais. A execução dessa performance coloca em cena um corpo de dança diverso enraizado nas manifestações populares da atriz e dançarina pernambucana, Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana, com o desejo de deglutir em movimento o pandemônio, de guarnecer a festa é chorar o luto, juntamente com os músicos Guilherme Semmedo (Cabo Verde) e Enndy Semmedo, (Paraíba) é que transformamos nossa angústia e geramos a performance Papangu.
Contato
- irmlarissa@hotmail.com
- +55 83 9 8829-9046
- https://irmlarissa.wixsite.com/website